PREMIADOS 2023

Na noite de sábado (21 de abril), às 20h, a Biblioteca Municipal recebeu a mostra pública e a premiação do 2º Festival Internacional de Cinema Anselmo Duarte – Releitura em 90 segundos, baseado no filme “O Crime do Zé Bigorna” (1977), dirigido pelo cineasta saltense.

A segunda edição do Festival Internacional de Cinema Anselmo Duarte recebeu 18 inscrições entre os meses de fevereiro e abril. Desses trabalhos apenas três receberam troféus e 10 mil reais em prêmios: primeiro lugar, 5 mil reais, segundo lugar 3 mil reais e terceiro lugar 2 mil reais. São eles:

CINEASTATÍTULOLINK
1. Matheus AlmeidaBode Expiatóriohttps://youtu.be/teIDDEayAks
2. Igor Ferreira DomingosBrinquedo Zé Bigornahttps://youtu.be/wl73UFZ32N8
3. Breno da Silva F. OliveiraO caso do ferreirohttps://youtu.be/eiP2Xr2fBiQ

PRÉ-SELECIONADOS 2023

Pré-seleção encaminhada para o Júri (Comissão de Premiação). A mostra pública e premiação serão realizadas no dia 21 de abril de 2023, às 20h, na Biblioteca Municipal, em Salto – SP. Entrada franca.

CINEASTACIDADETÍTULO
Ajurimar SalLesSalvador – BAEu não matei Marlene
Aline NeumannJundiai – SPEu vi no Tiktok
Breno da Silva F. OliveiraMonte Mor – SPO caso do ferreiro
Daniel Sillis RibeiroJuquitiba – SPReminiscências
Graziela BardelliItu SPO Crime do Zé Bigorna- Uma releitura
Gunga GuerraNiterói – RJNão Matarás
Igor Ferreira DomingosSalto – SPBrinquedo Zé Bigorna
Ivonete da Cunha FerreiraFormiga – MGJN
João Pedro Ballestiero IzapiaIndaiatuba – SPA Revolução
Jorge BarretoSão Paulo – SPLua de mel
Kirk RussoRio de Janeiro RJO caso
Leandro SouzaVotorantim SPInocência
Matheus AlmeidaSalto – SPBode Expiatório
Michele SantanaSalto – SPEl enemigo
Regina PereiraItu – SPO Crime de Constantina
Renata FonsecaSão Paulo- SPO desejo do Zé Bigorna
Robson FernandesIndaiatuba SPO Crime do Zé Bigorna por Rede Neural & IA
Thaís SalgadoSantos – SPSexto Mandamento

CORPO DE JURADOS

PRESIDENTE DO JÚRI

DONNY CORREIA é crítico de arte, poeta e professor-pesquisador. Mestre e doutor em Estética e História da Arte pela USP. Membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte). Publicou vários livros de crítica de arte e cinema. Professor do Centro Universitário Belas Artes, autor e pesquisador da História do Cinema Brasileiro.

JURADO

REGIS TERENCIO é ator e produtor da Big Puddle Films (EUA). Como produtor, destacou-se com Three Minute Romance, Flat Earther, Star Wars: The Force and The Fury (co-producer). Como ator destacou-se em The Traveler (Rag – protagonista), The Abandon (Otavio – Foreign Caller (coadjuvante), Don’t You Have a Good Feeling? (Gari – protagonista), Narco (webserie), entre outros.

JURADO

TICO BARRETO é ator e cineasta, arte educador em oficina de criação de personagem e filmes de comunidade. Proprietário da Barreto Filmes, fundador da Agruppe, Associação de Desenvolvimento Audiovisual. Colaborador de elenco de séries: Carcereiros, Pico da Neblina, Sintonia, Segunda Chamada, dentre outros. Agraciado com vários prêmios entre melhor filme e melhor diretor.

JURADO

JOYCE PAIS é jornalista multimídia, crítica de cinema e pesquisadora audiovisual. Editora Chefe do Cinemascope. Atuou no jornal O Estado de S. Paulo e no Museu da Pessoa. Membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), ministrou aulas na Academia Internacional de Cinema (AIC), Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas e Instituto de Cinema (INC), Cine Passeio e no Instituto Conhecimento Liberta (ICL). A convite do Canal Brasil, integrou júris em festivais pelo país como o CineramaBC, Mix Brasil, É Tudo Verdade e Kinoforum. Foi curadora da mostra competitiva de curtas-metragens do 52° Festival de Brasília.

JURADO

MARCELO JS é fundador da produtora de audiovisual Multimage Audiovisual, que se tornou referência no mercado ao atender grandes empresas. Em 2022, mudou-se para Los Angeles onde se dedica à indústria cinematográfica e a projetos documentais para serviços de streaming. Como diretor de fotografia e pesquisador, ele tem usado sua criatividade e visão inovadora para produzir documentários que inspiram e informam o público.

PREMIADOS 2022

LUGARCINEASTACIDADEFILMEVÍDEO
1º lugar Ajurimar SalesSalvador – BAOyá, Orí, Axéhttps://youtu.be/7j9Xoa9hq2E
2º lugar Bill MarquesAraçatuba – SPO Cozidohttps://youtu.be/7OKHcr0JyAU
3º lugar Gunga GuerraNiterói – RJTerra Prometidahttps://youtu.be/qG6Ed7JNIwo

Faces Ocultas Cia. de Dança em releitura de “O Pagador de Promessas”

O secretário da Cultura – Oséas Singh Jr. anuncia o Prêmio Especial do Júri para a participação do grupo Faces Ocultas

O premiado Bill Marques faz uso da palavra

O premiado Ajurimar Sales, recebendo o prêmio de primeiro lugar

Os primeiros colocados com o prefeito Laerte na sala Palma de Ouro

CORPO DE JURADOS

PRESIDENTE DO JÚRI

DONNY CORREIA é crítico de arte, poeta e professor-pesquisador. Mestre e doutor em Estética e História da Arte pela USP. Membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte). Publicou vários livros de crítica de arte e cinema. Tem se dedicado à obra dos cineastas paulistas Anselmo Duarte e Walter Hugo Khouri.

JURADO

REGIS TERENCIO é ator e produtor da Big Puddle Films (EUA). Como produtor, destacou-se com Three Minute Romance, Flat Earther, Star Wars: The Force and The Fury (co-producer). Como ator destacou-se em The Traveler (Rag – protagonista), The Abandon (Otavio – Foreign Caller (coadjuvante),Don’t You Have a Good Feeling? (Gari – protagonista), Narco (webserie), entre outros.

JURADO

FRANTHIESCO BALLERINI é professor de Audiovisual no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e de Cinema na Universidade Anhembi Morumbi. Doutorando em Comunicação Midiática e Processos Socioculturais. Autor dos livros Poder Suave – Soft Power (finalista do Prêmio Jabuti) e História do Cinema Mundial.

JURADO

TICO BARRETO é ator e cineasta, arte educador em oficina de criação de personagem e filmes de comunidade. Proprietário da Barreto Filmes, fundador da Agruppe, Associação de Desenvolvimento Audiovisual. Colaborador de elenco de séries: Carcereiros, Pico da Neblina, Sintonia, Segunda Chamada, dentre outros. Agraciado com vários prêmios entre melhor filme e melhor diretor.

JURADO

WELL DARWIN é sócio produtor na DGT Filmes, produtora com mais de vinte anos de existência. Produziu dezenas de filmes, acumulando diversos prêmios. Tem extensa produção do cinema experimental, com participações em festivais e mostras no Brasil e no exterior.

A decisão do júri para o primeiro lugar foi por pontuação simples, com dois pontos a mais em relação ao segundo colocado. No entanto, houve um quádruplo empate para o segundo e terceiro lugares, assim foi necessário o ingresso de um sexto jurado para promover o desempate, conferindo notas apenas aos filmes empatados nessas colocações.

JURADO – IDEALIZADOR DO FESTIVAL

OSÉAS SINGH JR. é jornalista e escritor, mestre em História da Arte e da Cultura pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Unicamp, autor da biografia “Adeus Cinema – Vida e Obra de Anselmo Duarte”; idealizador e organizador do Festival Internacional de Cinema Anselmo Duarte – releitura em 90 segundos.

PRÉ-SELECIONADOS

Pré-seleção encaminhada para o Júri (Comissão de Premiação). A mostra pública será realizada no dia 21 de abril de 2022, às 20h, na Sala Palma de Ouro, em Salto – SP. Entrada franca.

CINEASTACIDADETÍTULO
Ajurimar SalesSalvador – BAOyá, Orí, Axé
Ana Beatriz Loureiro DantasSalto – SPO Pagador de Promessas
Bill MarquesAraçatuba – SPO Cozido
Cristiane Pederiva e Pedro MichelliLavras – MGPromessas ainda não pagas
Fabio AntonioItabaiana – SEA levitude da minha cruz
Gunga GuerraNiterói – RJTerra Prometida
Igor Ferreira Domingos (Iferrdo)Salto – SPCruz Vermelha
Jorge Van DammePirituba – SPA promessa de Santa Barbara
Lucio Lourenço PradoMarília – SPRevendo O Pagador de Promessas
Luiz Antonio Garcia DinizSalto – SPApaga a Dor
Marco AntonioCordisburgo – MGAmizade
Mauro A. Guari e Claudia BortolatoCampinas – SPNicolau e a história de uma amizade
Michele SantanaSalto – SPA Cruz de Santa Barbara

Os demais filmes enviados foram desclassificados por estarem em desacordo com o regulamento, notadamente: duração de 90 segundos, tema de releitura, filme destacado nesta edição (O Pagador de Promessas), formato HD (alta definição) e/ou fora do prazo de inscrição.

logo_salto